domingo, 27 de maio de 2007

Proa17/04


O texto a respeito da tecnologia RSS é muito interessante e esclarecedor.
Gostei desse texto porque ele auxiliou-me a descobrir outars informações e facilitar o meu conhecimento sobre blogs e afins.

Sabemos que, é cada vez mais comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) com os dizeres "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a última figura embaixo e à direita não tem nada escrito, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de:* RDF Site Summary, outros a denominam* Really Simple Syndication ou ainda os que a definem como* Rich Site Summary.

RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites, wikis e blogs divulgarem novas notícias ou novidades publicadas . Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf . Esse arquivo é conhecido como feed .

Combinando o formato weblog com o RSS/Atom, o que a maioria dos serviços de weblogs já proporciona, pode-se criar repositórios de recursos e objetos educacionais, verdadeiras bibliotecas digitais, que mostrarão, por meio dos agregadores, as últimas atualizações.

Nenhum comentário: