domingo, 27 de maio de 2007

Proa17/02



“No momento em que alguma coisa é escrita, ela deixa de fazer parte da memória pessoal para se inserir na memória da comunidade à qual pertencemos e que conserva seus escritos.” Pierre Lévy

Visitando os Sites Sugeridos...
1.Leitura e Escrita na Escola
Indicações,comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar.

Blog muito interessante e criativo, voltado à Educação. Gostei muito de seus textos informativos, principalmente dos que relatam assuntos referentes às TIC.

2.Projeto interdisciplinar - Sociologia da Educação I e História da Educação no Brasil e agora também do Seminário de Docência I

De modo geral, é um blog que realmente procura relatar o "caminhar" de turmas de alunos. Esse, realmente, tem o "jeito" de um "Diário de Classe".

Gostei da postagem mais recente: "Como todos nós que ensinamos ou pretendemos ensinar tendemos anos interessarmos, por novidades, por livros, por novas tecnologias, provavelmente irão gostarão deste material.

Quem ainda não teve oportunidade de ver o vídeo original que palentólogos noruegueses descobriram sobre os primeiros contatos de monges medievais com o livro...

Helpdesk - legendado em português

3.Tridisciplina - blog de disciplina

Gostei muito desse blog, criativo, dinâmico, com assuntos que aguçam a curiosidade.

Destaco os trechos:

(...)Os computadores não mudam a educação, mas podem ser ferramentas estratégicas. O processo de mudança deve começar pela mera constatação de que nossa mente pensa por associação, como escreveu Vannevar Bush, em 1945. As redes permitem aprender mais rapidamente exatamente por permitir as múltiplas associações e as recombinações de conteúdo. Tal como no cérebro humano, a rede permite interatividade entre pontos distintos, permite compor conteúdos novos a partir da fusão, da remixagem e das práticas recombinates. Para isso, os educadores tem que superar o mito de que o saber e o conhecimento estão prontos e que eles são os seus porta-vozes. É preciso incentivar o ensino exploração, onde o professor é também um explorador, apenas mais experiente, de novos territórios. (...)

Competição para estudantes de tecnologia sobre Educação

O tema do ano é: "Imagine um mundo onde a tecnologia permite uma melhor educação para todos"

Melhores:
A melhor vitória... é a de virada!

A melhor conquista... é a mais trabalhosa!

A melhor surpresa... é a insuspeitável!

A melhor transa... é a de reconciliação!

O melhor texto... é o visceral!

O melhor momento... é agora.

O melhor....
Do Feisty Fawn

3.Relatos de Experiências - experiências e projetos na área da educaçãolink:

Um diário de bordo bem elaborado. Gostei dos projetos relacionados à Rádio Web

4.Gutierrez/su - blog de professor

Já conhecia esse Blog das Minhas Leituras da Madrugada. Gostei, principalmente, porque através da leitura dos links cheguei até o blog de uma amiga que não vejo há muito tempo:Adriana Arruda Blog .No blog dela, entre outras maravilhas estava escrito:

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire-Pedagogia da Autonomia,1996).

5.Vamos blogar? - blog educacional colaborativo

Um de meus favoritos. Até plagiei, de brincadeirinha o título. Interessante observar o que cada um escolhe para destacar como link. Numa dessas "viajadas" pelos links sugeridos nesse blog, encontrei o blog http://www.idearios.com.br/. Muito interessante.

No site: Vamos Blogar, em uma de suas postagens tem uma explicação bem prática do SlideShare é um aplicativo WEB [1] que permite estocar, compartilhar e divulgar apresentações de slides (power point e outros).Para utilizar este serviço gratuito basta se inscrever em http://slideshare.net/, clicando lá em cima e à direita em SignUp e criando um nome de usuário (username) e uma senha (password).

6.Vida de Professor - blog de professor, outro país, outra realidade.

Apesar de estar em espanhol (prefiro inglês) demonstra ser um blog divertido e educativo.

Recomiendo ferviertemente que los profesores lean Inteligencia social de Daniel Goleman. Este libro está lleno de perlas que pueden extrapolarse al mundo de la educación. Por ejemplo, para el asunto que nos convoca quiero compartir con ustedes estas palabras (página 155, editorial Kairós):El principio que nos lleva a mantener la "diferencia profesional" adecuada aspira a proteger a los implicados de la imprevisible e inestable influencia de las emociones en el ejercicio de la profesión. Es el mantenimiento de esa distancia el que nos permite ver a los demás en función del papel que desempeñan –paciente, criminal, etcétera- sin que tengamos la necesidad de conectar con el ser humano que asume ese rol.Frases complementadas por la referencia a Sartre en El ser y la nada:“Existe una danza del tendero, como también hay una danza del sastre y una danza del subastador que tratan de convencer a sus respectivos clientes de que no son nada más que un tendero, un sastre o un subastador”. Los profesores no somos sólo profesores; debemos implicarnos emocionalmente con los estudiantes, nos afectan sus problemas y les vemos como seres humanos y no como simples escribientes reducidos a un número. Esta profundización en la relación les invita, en un error comprensible, a tratarnos como amigos y a ponernos en su mismo plano jerárquico haciendo inviable la autoridad.

8.Vivência Pedagógica - educação e tecnologia

Nossa!!! Adoro esse site! Costumo "aparecer " nesse site várias vezes á procura de textos inovadores escritos de um modo peculiar e criativo.

No texto: Educação Tecnológica para PNEE's: podemos refletir sobre essas palavras simples mas práticas que demonstram a experiência e a vontade de dar certo.

"Nosso papel é fundamental Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação das crianças e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, para os números, conceitos de lógica que envolvem seriação, classificação, ordenação etc. Estaremos ao lado do aluno, acompanhando seu desenvolvimento, intervindo para levantar problemas que levem-no a formular hipóteses sempre que necessário. Segundo minha experiência, em um laboratório de informática, é preferível colocar duas crianças em cada computador, motivando-os a trabalhar em equipe na resolução dos problemas, aprendendo a expressar seus próprios pontos de vista na relação com o outro."

9.Palavra Aberta - projeto

Um Blog Poético. Muito genial!!! Colorido e gostoso de passear por "ele". Figuras, cursor "brincalhão", hora, etc.É realmente um blog que faz um Intercâmbio de idéias no ciberespaço .

10.O mundo encantado de Cecília Meirelles - poesias - dedicado às crianças

Lindinho! Colorido e poético, bem ao estilo delicado de Cecília Meireles que adorava livros e crianças.

"Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo."Cecília Meireles

"Educação, para mim, é botar, dentro do indivíduo, além do esqueleto de ossos que já possui, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional. O entendimento na base do amor."Cecília Meireles

11.Blogosfera Marli - blog de proferssor

É o Blog mais direcionado ao professor, na minha opinião. Tem assuntos direcionados ao uso das TIC na educação, além de trazer também assuntos literários e atuais.

ROMPIMENTO

"A utilização de mídias na prática pedagógica é uma forma de romper paradigmas, embora nem sempre todo o potencial que elas ofereçam seja bem aproveitado. O uso adequado implica em mudança de postura do educador, que passa de detentor do saber a mediador, oportunizando ao educando a possibilidade de interagir, construindo seu próprio conhecimento. O computador proporciona principalmente mudanças metodológicas. Os recursos multimídia de áudio e imagem, somados aos hipertextos oferecem novos caminhos e atrativos que envolvem o aluno, estimulando o aprendizado. Além disso, a Internet apresenta uma forma não linear de leitura. Navegando pelos links, o aluno envereda por diferentes atalhos, o que pode tornar uma aula imprevisível e exigir do professor mais abertura e uma postura interdisciplinar, aproveitando as situações criadas por novas descobertas."Marli Fiorentin, professora do Colégio Estadual Pe. Colbachini, em Nova Bassano (RS).

12.Vidas Secas - projeto

O layout do blog não é bem do meu agrado, mas sua características principais deixam evidente que foi elaborado por uma professora apaixonada pelo que faz.

13.. [zaptlogs] - blog de projeto

Penso que o blog "zaptlogs" representa bem o que é: um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.

4 comentários:

Su disse...

Olá Andréia

E os demais blogs visitados?

Estou passando novamente por aqui e verifico que continuas bem atrasada nas atividades.

Estamos entrando na última semana da disciplina e o tempo fica curto. Espero que estejas participando do teu grupo (ainda não verifiquei os grupos, nesta passada).

abraço!

Deyah Abreu disse...

Eta, é bem o comentário motivador que eu precisava. Estou aqui tentando colocar essas atividades em dia, lutando entre minha vida real e com o fato de estar faltando luz a toda hora, e recebo bem essa "Grandioso" comentário" MMUITO OBRIGADA!!!!
QUEM SABE QUANDO ACABAR DE POSTAR ESSA MENSAGEM, VC TENHA ALGO A DIZER!!!

Lene e os blogs disse...

Deyah, oi!
Vi teu blog pela manhã e estava mesmo faltando o teu jeito poderoso de construção.
Sério... sempre via as tuas atividades no PA, pq eram super bem elaboradas.
Cheguei a escrever nos comentários do meu blog, que estava estranhando.
Vou voltar lá e avisar o povo q estás d volta e com força total.
Vamos lá...bom trabalho, colega!

Anice - Tutora PEAD disse...

Olá, Andréia. A idéia desta atividade é mto boa, pois percorrendo pelos blogs dos colegas, vcs crescem com as novidades postadas lá e analisam o que acharam. Isso enriquece a todos. Qq coisa, estou aqui. Um abraço, tutora Anice.