quinta-feira, 31 de maio de 2007

Acho que consegui!!!


Ufa!! Finalmente consegui um link que realmente funcione.
"Ver é o aprendizado do desaprender."(F. Pessoa)

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Semana 04

Semana 04: do Proa 17/13 até o Proa 17/20

domingo, 27 de maio de 2007

Semana 03

Nossa, que idéia maravilhosa essa a de ter um Blog para testar-se,experienciar-se novidades para se executar no Blog oficial.
Uma delícia poder verificar o "código HTML" e compará-lo com o de outro site, colocar música, acrescentar relógio e tudo mais... dar uma de "criadora".
Sempre gostei das atividades bem coloridas, com movimento e musicadas agora então só quero ficar inovando e descobrindo novos e ricos detalhes.

Proa 17/07



Enfim divulgo o link para o meu blogline:
Gosto muito desses dois ítens que confirmam o desafio de se viver no século XXI:


“... dar espaço para aprender com o fracasso, com os equívocos e com o erro, testando um processo de produção mais consistente e de maior clareza, por meio da re-elaboração; aceitando a possibilidade de discutir abertamente o fracasso e suas conseqüências, de preferência com o apoio e o acolhimento do professor (a) e dos (as) colegas...”;


“... sustentar os princípios do ‘aprender a aprender’ e do ‘ aprender fazendo’ ... vivenciando a dinâmica de ‘ação-reflexão-prática’...”.


Bem, senti isso na prática. Posso dizer que quando finalmente conseguimos compreender o que e como deve-se fazer é como alcançar a Liberdade.

Proa 17/06



Mais que "espiar" buscar conhecimento.

Quando descobrimos como fazer, como tudo fica mais fácil. enfim tenho resgistrado em meu blogline o endereço de algumas colegas.

Coloquei os links para as páginas das colegas com o título:Curiosidade Programada

Nossa!! Realmente, aprendemos juntos, observando e interagindo com o meio ...

“Aprender a navegar é uma condição fundamental da autonomia; a aprendizagem é uma navegação sem fim. ( Pierre Lévy)

Proa17/05








Nossa, foi difícil chegar a entender o Blogline, na verdade o que faltava era apenas parar e assistir o vídeo com a ajuda Importantíssima






Nome de usuário no Blogline: deyah_abreu@yahoo.com.br.
Welcome, deyah_abreu@yahoo.com.br. You have successfully validated your email address and your Bloglines membership is now confirmed.






Proa17/04


O texto a respeito da tecnologia RSS é muito interessante e esclarecedor.
Gostei desse texto porque ele auxiliou-me a descobrir outars informações e facilitar o meu conhecimento sobre blogs e afins.

Sabemos que, é cada vez mais comum encontrar sites que possuem pequenas figuras (geralmente na cor laranja) com os dizeres "RSS", "XML" ou "Atom", como mostram as imagens abaixo. Note que a última figura embaixo e à direita não tem nada escrito, mas tem a mesma finalidade das demais: indicar que, naquele site, é possível utilizar feeds RSS.

A sigla RSS tem mais de um significado. Alguns a chamam de:* RDF Site Summary, outros a denominam* Really Simple Syndication ou ainda os que a definem como* Rich Site Summary.

RSS é um recurso desenvolvido em XML que permite aos responsáveis por sites, wikis e blogs divulgarem novas notícias ou novidades publicadas . Para isso, o link e o resumo daquela notícia (ou a notícia na íntegra) é armazenado em um arquivo de extensão .xml, .rss ou .rdf . Esse arquivo é conhecido como feed .

Combinando o formato weblog com o RSS/Atom, o que a maioria dos serviços de weblogs já proporciona, pode-se criar repositórios de recursos e objetos educacionais, verdadeiras bibliotecas digitais, que mostrarão, por meio dos agregadores, as últimas atualizações.

Proa17/03

" O processo de aprender pode deflagar no aprendiz uma curiosidade crescente, o que pode torná-lo mais criativo"
Colocar as tarefas em dia será um desafio e tanto, mas conseguirei porque o assunto é maravilhoso!!!
O danado das atividades virtuais é que não há como colocar um link para a "vida real " para que se possa acompanhar o que se está fazendo. Minhas maiores dificuldades além do tempo é minha lentidão para registrar o que tenho feito Sei que perco horas buscando links e textos... que logo que estudo algo já saio colocando em prática e fico por lá( junto aos alunos) desfrutando dos resultados. É muito prazeroso ficar junto aos alunos acompanhando suas descobertas,alegrias e ensinamentos . Há uma troca muito grande e, até diria que apesar de levar as novidades até eles, mais aprende do que ensino. É super gratificante. Esse assunto:Blogs, Flogs limitada... traz consigo, além das novidades, um "quê" de alfabetização que nos faz querer sempre mais e mais .
Esse mês que estive ausente daqui desse Blog não significa que não tenha trabalhado no meu Blog tete ou interagido com outros colegas, mas sei que resgistrar as idéias é o mínimo que devo fazer.
Como esperava, essa matériaéstá sendo muito , mas muito mesmo maravilhosa porque tem tudo pelo que esperava. As novidades são muitas e vejo nos olhos e ações de alguns de meus colegas da "Vida Real" um comportamento tipo: "Lá vem ela com mais alguma novidade.Ai..."
A mudança realmente assusta a alguns menos informados.
Blogar é o máximo, o único problema é que estou cada vez menos virtual. Estranho, mas ao me tornar apaixonada pelo virtual descobri as maravilhas da vida presencial.
PS: Sempre fui uma apaixonada pelas Leituras da Madrugada, mas recém-casada e recém- nomeada com tr~es turnos e o tempo mais reduzido ainda.
Bem, mas estou organizando-me e logo estarei em dia outra vez.

Proa17/02



“No momento em que alguma coisa é escrita, ela deixa de fazer parte da memória pessoal para se inserir na memória da comunidade à qual pertencemos e que conserva seus escritos.” Pierre Lévy

Visitando os Sites Sugeridos...
1.Leitura e Escrita na Escola
Indicações,comentários e sugestões metodológicas para leitura e escrita escolar.

Blog muito interessante e criativo, voltado à Educação. Gostei muito de seus textos informativos, principalmente dos que relatam assuntos referentes às TIC.

2.Projeto interdisciplinar - Sociologia da Educação I e História da Educação no Brasil e agora também do Seminário de Docência I

De modo geral, é um blog que realmente procura relatar o "caminhar" de turmas de alunos. Esse, realmente, tem o "jeito" de um "Diário de Classe".

Gostei da postagem mais recente: "Como todos nós que ensinamos ou pretendemos ensinar tendemos anos interessarmos, por novidades, por livros, por novas tecnologias, provavelmente irão gostarão deste material.

Quem ainda não teve oportunidade de ver o vídeo original que palentólogos noruegueses descobriram sobre os primeiros contatos de monges medievais com o livro...

Helpdesk - legendado em português

3.Tridisciplina - blog de disciplina

Gostei muito desse blog, criativo, dinâmico, com assuntos que aguçam a curiosidade.

Destaco os trechos:

(...)Os computadores não mudam a educação, mas podem ser ferramentas estratégicas. O processo de mudança deve começar pela mera constatação de que nossa mente pensa por associação, como escreveu Vannevar Bush, em 1945. As redes permitem aprender mais rapidamente exatamente por permitir as múltiplas associações e as recombinações de conteúdo. Tal como no cérebro humano, a rede permite interatividade entre pontos distintos, permite compor conteúdos novos a partir da fusão, da remixagem e das práticas recombinates. Para isso, os educadores tem que superar o mito de que o saber e o conhecimento estão prontos e que eles são os seus porta-vozes. É preciso incentivar o ensino exploração, onde o professor é também um explorador, apenas mais experiente, de novos territórios. (...)

Competição para estudantes de tecnologia sobre Educação

O tema do ano é: "Imagine um mundo onde a tecnologia permite uma melhor educação para todos"

Melhores:
A melhor vitória... é a de virada!

A melhor conquista... é a mais trabalhosa!

A melhor surpresa... é a insuspeitável!

A melhor transa... é a de reconciliação!

O melhor texto... é o visceral!

O melhor momento... é agora.

O melhor....
Do Feisty Fawn

3.Relatos de Experiências - experiências e projetos na área da educaçãolink:

Um diário de bordo bem elaborado. Gostei dos projetos relacionados à Rádio Web

4.Gutierrez/su - blog de professor

Já conhecia esse Blog das Minhas Leituras da Madrugada. Gostei, principalmente, porque através da leitura dos links cheguei até o blog de uma amiga que não vejo há muito tempo:Adriana Arruda Blog .No blog dela, entre outras maravilhas estava escrito:

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. Ensinar e aprender não podem dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria." (Paulo Freire-Pedagogia da Autonomia,1996).

5.Vamos blogar? - blog educacional colaborativo

Um de meus favoritos. Até plagiei, de brincadeirinha o título. Interessante observar o que cada um escolhe para destacar como link. Numa dessas "viajadas" pelos links sugeridos nesse blog, encontrei o blog http://www.idearios.com.br/. Muito interessante.

No site: Vamos Blogar, em uma de suas postagens tem uma explicação bem prática do SlideShare é um aplicativo WEB [1] que permite estocar, compartilhar e divulgar apresentações de slides (power point e outros).Para utilizar este serviço gratuito basta se inscrever em http://slideshare.net/, clicando lá em cima e à direita em SignUp e criando um nome de usuário (username) e uma senha (password).

6.Vida de Professor - blog de professor, outro país, outra realidade.

Apesar de estar em espanhol (prefiro inglês) demonstra ser um blog divertido e educativo.

Recomiendo ferviertemente que los profesores lean Inteligencia social de Daniel Goleman. Este libro está lleno de perlas que pueden extrapolarse al mundo de la educación. Por ejemplo, para el asunto que nos convoca quiero compartir con ustedes estas palabras (página 155, editorial Kairós):El principio que nos lleva a mantener la "diferencia profesional" adecuada aspira a proteger a los implicados de la imprevisible e inestable influencia de las emociones en el ejercicio de la profesión. Es el mantenimiento de esa distancia el que nos permite ver a los demás en función del papel que desempeñan –paciente, criminal, etcétera- sin que tengamos la necesidad de conectar con el ser humano que asume ese rol.Frases complementadas por la referencia a Sartre en El ser y la nada:“Existe una danza del tendero, como también hay una danza del sastre y una danza del subastador que tratan de convencer a sus respectivos clientes de que no son nada más que un tendero, un sastre o un subastador”. Los profesores no somos sólo profesores; debemos implicarnos emocionalmente con los estudiantes, nos afectan sus problemas y les vemos como seres humanos y no como simples escribientes reducidos a un número. Esta profundización en la relación les invita, en un error comprensible, a tratarnos como amigos y a ponernos en su mismo plano jerárquico haciendo inviable la autoridad.

8.Vivência Pedagógica - educação e tecnologia

Nossa!!! Adoro esse site! Costumo "aparecer " nesse site várias vezes á procura de textos inovadores escritos de um modo peculiar e criativo.

No texto: Educação Tecnológica para PNEE's: podemos refletir sobre essas palavras simples mas práticas que demonstram a experiência e a vontade de dar certo.

"Nosso papel é fundamental Devemos então criar um ambiente que reúna os elementos de motivação das crianças e utilizá-los em atividades de preparo para a leitura, para os números, conceitos de lógica que envolvem seriação, classificação, ordenação etc. Estaremos ao lado do aluno, acompanhando seu desenvolvimento, intervindo para levantar problemas que levem-no a formular hipóteses sempre que necessário. Segundo minha experiência, em um laboratório de informática, é preferível colocar duas crianças em cada computador, motivando-os a trabalhar em equipe na resolução dos problemas, aprendendo a expressar seus próprios pontos de vista na relação com o outro."

9.Palavra Aberta - projeto

Um Blog Poético. Muito genial!!! Colorido e gostoso de passear por "ele". Figuras, cursor "brincalhão", hora, etc.É realmente um blog que faz um Intercâmbio de idéias no ciberespaço .

10.O mundo encantado de Cecília Meirelles - poesias - dedicado às crianças

Lindinho! Colorido e poético, bem ao estilo delicado de Cecília Meireles que adorava livros e crianças.

"Quando eu ainda não sabia ler, brincava com livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo."Cecília Meireles

"Educação, para mim, é botar, dentro do indivíduo, além do esqueleto de ossos que já possui, uma estrutura de sentimentos, um esqueleto emocional. O entendimento na base do amor."Cecília Meireles

11.Blogosfera Marli - blog de proferssor

É o Blog mais direcionado ao professor, na minha opinião. Tem assuntos direcionados ao uso das TIC na educação, além de trazer também assuntos literários e atuais.

ROMPIMENTO

"A utilização de mídias na prática pedagógica é uma forma de romper paradigmas, embora nem sempre todo o potencial que elas ofereçam seja bem aproveitado. O uso adequado implica em mudança de postura do educador, que passa de detentor do saber a mediador, oportunizando ao educando a possibilidade de interagir, construindo seu próprio conhecimento. O computador proporciona principalmente mudanças metodológicas. Os recursos multimídia de áudio e imagem, somados aos hipertextos oferecem novos caminhos e atrativos que envolvem o aluno, estimulando o aprendizado. Além disso, a Internet apresenta uma forma não linear de leitura. Navegando pelos links, o aluno envereda por diferentes atalhos, o que pode tornar uma aula imprevisível e exigir do professor mais abertura e uma postura interdisciplinar, aproveitando as situações criadas por novas descobertas."Marli Fiorentin, professora do Colégio Estadual Pe. Colbachini, em Nova Bassano (RS).

12.Vidas Secas - projeto

O layout do blog não é bem do meu agrado, mas sua características principais deixam evidente que foi elaborado por uma professora apaixonada pelo que faz.

13.. [zaptlogs] - blog de projeto

Penso que o blog "zaptlogs" representa bem o que é: um projeto de pesquisa vinculado ao Projeto Zapt do TRAMSE / UFRGS. Tem como objetivo a formação de uma comunidade de pesquisadores onde a inserção das tecnologias educacionais informatizadas no trabalho dos educadores ocorre de forma crítica e com ênfase na autoria e na autonomia.

Proa17/01

Vamos Bloggar???



Finalmente blogs não são mais coisas apenas para adolescentes que gostam de espalhar suas aventuras pela rede.
Pré-conceitos vencidos, cada vez mais educadores vêm percebendo - e valorizando - o potencial pedagógico desta e de outras ferramentas disponíveis na Internet, além dos bons momentos de diversão para alunos e professores que são proporcionadas pelo recurso, também representam experiências bem-sucedidas pelas infinitas possibilidades que ofereem à educação: produção de textos, narrativas, poemas, análise de obras literárias, opinião sobre atualidades, relatórios de visitas e excursões de estudos, publicação de fotos, desenhos e vídeos produzidos por alunos - tudo é possível por meio do blog.
Democráticos, os blogs, inteiramente gratuito, podem e devem ser utilizados por professores como complemento ao ensino de todas as matérias, do ensino infantil ao superior.
Em dados recentes, hoje no mundo, chegou-se a 59 milhões o número de pessoas que acessam os blogs, 15,5 milhões é o total de blogs existentes e um blog é criado a cada segundo.
O assunto BLOG há tempo vem chamando meinha atenção e, desde que iniciei os estudos no PROA, encantei-me com o uso do PBWIKI e com o BLOG. Já experienciei o uso de ambos com os alunos da escola e foi um sucesso. Quando iniciou a época de inscrição para essa disciplina, fiquei ansiosa para conseguir uma vaga.
No momento, estou trabalhando com blogs literários com minha turma de Literatura II no Ensino Médio. É muito bom o retorno que temos ao observar os alunos exercendo o seu lado criativo edesenvolvendo a “AUTORIA” pessoal.

domingo, 20 de maio de 2007

Nossa, que maravilha!!!



"A nova universalidade não depende mais da auto-suficiência dos textos, de uma fixação e de uma independência das significações. Ela se constrói e se estende por meio da interconexão das mensagens entre si, por meio de sua vinculação permanente com as comunidades virtuais em criação, que lhe dão sentidos variados em uma renovação permanente."




Pierre Lévy apresenta proposta de nova linguagem para tecnologia da informação

Ao falar sobre “A Web Semântica e o desenvolvimento humano” procura mostrar como as ciências sociais, em seu estágio atual, poderiam colaborar na promoção do desenvolvimento humano. Traçando um quadro atual das ciências da cultura, Lévy lembra que vivemos uma situação onde ainda há fragmentação entre disciplinas e paradigmas e que não temos ainda um modelo causal integrado para o desenvolvimento humano
A inexistência de instrumentos tecnológicos de observação, a diversidade das linguagens formais sem aplicação computacional e a presença de conhecimentos tácitos, difíceis de se guardar e compartilhar, são aspectos que devem ser enfrentados se desejamos solucionar a miríade de problemas sociais de nossa época. Em ao menos três pontos básicos Lévy acredita que podemos ter chances de sucesso a partir do desenvolvimento de uma Web Semântica: o problema científico da gestão do conhecimento, o problema tecnológico da indexação pragmática e semântica do ciberespaço e o problema sócio-político de governança da inteligência coletiva.


Lévy estudou a evolução da linguagem da tecnologia da informação. Desde os antigos computadores gigantes, passando pelo PC e chegando aos atuais relacionamentos via web (como blogs, games). Ao mesmo tempo, o filósofo analisou as ciências sociais e a influência delas no desenvolvimento do ser humano. Dessa relação, Lévy fez um prognóstico da próxima etapa da civilização: a sociedade da informação ou sociedade do conhecimento (ou cognitiva). Essa sociedade, segundo ele, terá, entre outras, algumas das seguintes características:
a. Será uma sociedade com pessoas se relacionando e trocando conhecimento ampla e livremente, com foco no desenvolvimento multifacetado do ser humano, mas a partir de informações e conhecimento organizados e selecionados "a dedo", ressalta Lévy;
b. O ciberespaço passará por uma evolução. Se hoje a comunicação ocorre via blogs, flogs, comunicadores online e redes, por exemplo, no futuro haverá a rede de inteligência coletiva. Comunicações em tempo real, globalizadas, permitindo a intersecção de qualquer campo da ciência ou cultura, baseada nos significados das coisas.
É para essa sociedade, ainda abstrata, que Pierre Lévy criou um novo alfabeto, uma nova linguagem, chamada Metalinguagem da economia da informação (IEML, do inglês Information Economy Metalanguage). Esta linguagem, mais a computação cognitiva e os protocolos da rede de inteligência coletiva* (ambos os termos também cunhados por Lévy), formarão o idioma das tecnologias da informação (TIs) daqui há 10 ou 20 anos.

Para que sua metalinguagem tivesse mais significado do que simplesmente um código informático, Pierre Lévy partiu de conceitos semióticos e do desenvolvimento do ser humano (científico, cultural, educacional, prático - ou seja, ciências naturais, sociais e exatas) para elaborar a IEML.Dessa forma, ele conseguiu estabelecer uma relação entre o fluxo natural de absorção de conhecimento do homem e os protocolos (TI) da rede de inteligência coletiva. O idioma proposto por Lévy parte dos seguintes elementos básicos:Campo Informacional, representado pela letra I, com seus pólos:Pólo pragmático (O), com seus elementos:Virtual (U)Atual (A)e Pólo semântico (M), com seus elementos:Signo que representa o objeto (S)Existência do objeto na mente das pessoas (B)Objeto em si (T)Essa combinação primária de letras, gerou o alfabeto da IEML (veja apresentação completa).No idioma IEML, por exemplo, a palavra memória é escrita ST. A palavra pensamento é SS. E a palavra saber é escrita US.O passo seguinte foi atribuir números a esse novo alfabeto, para que a IEML pudesse ser lida por máquinas.

quinta-feira, 26 de abril de 2007

That's me!








Sou Andréia Abreu, tenho 44 anos como “Aprendiz” de "Vida Real" e 26 anos de Sala de Aula. Muitas vezes questionei-me do porquê de ser uma “PROFESSORA”. Descobri que gostava tanto de aprender que não me imaginava longe do ambiente escolar.
Desde muito cedo, minha mãe cultivou em mim e em meus irmãos o gosto pelo aprender, pela leitura, pela descoberta. Sempre fomos incentivados a buscar novos caminhos. Penso que isso tenha desenvolvido em nós o gosto pelo “APRENDER e ENSINAR”.


Em "Minhas leituras da Madrugada" descobri que conhecimento é o que cada indivíduo constrói como produto do processamento da interpretação, da informação... Construído internamente, está ligado às experiências que tivemos e à maneira particular que enxergamos o mundo que nos rodeia. Assim, discutir a própria aprendizagem nos leva a entender como aprendemos. Talvez, por isso, refletir a respeito de nós mesmos é algo difícil, pois à medida que tomamos consciência dos fatos, somos de certa forma levados a querer solucioná-los. Sabemos o quão fácil é ver, analisar e até achar soluções para situações externas, mas quando nos dizem respeito nem sempre é uma tarefa agradável. Contudo, começar a relembrar os fatos nos oferece a agradável experiência de revivê-los.

A decisão de voltar aos estudos foi algo prazeroso e que me proporcionou situações onde precisei reavaliar algumas posturas, tanto no setor profissional, quanto no pessoal.
A escolha por uma proposta tão inovadora, que propunha entre outras coisas: “dar espaço para aprender com o fracasso, com os equívocos e com o erro, testando um processo de produção mais consistente e de maior clareza, por meio da re-elaboração; aceitando a possibilidade de discutir abertamente o fracasso e suas conseqüências, de preferência com o apoio e o acolhimento do professor (a) e dos (as) colegas;sustentar os princípios do ‘aprender a aprender’ e do ‘ aprender fazendo’, vivenciando a dinâmica de ‘ação-reflexão-prática...”
Algo assim, “tão pé-no-chão”, encheu-me de curiosidade e surgiu uma vontade imensa de também eu participar dessa caminhada.

Criamos uma comunidade virtual auto-aprendente, conscientes de que aprendemos melhor quando vivenciamos, experimentamos, sentimos, quando relacionamos, estabelecemos vínculos, laços, entre o que estava solto, caótico, disperso, integrando-se em um novo contexto, dando-lhe significado, encontrando um novo sentido. Aprendemos pelo pensamento, pelo encontro com o significado, quando interagimos com o mundo, pelo interesse, pela necessidade, pelo desejo de conhecer, de interagir com o meio social e cultural diverso.

Pierre Lévy afirma que as novas tecnologias da informação possibilitam ao ser humano o desenvolvimento de uma nova forma de pensar, de agir e de viver onde o saber assume uma visão bem mais democrática e coletiva. Mesmo diante de tantas modificações e informações é preciso que haja alguém que auxilie o aluno a analisar criticamente tudo isso, verificando o que é válido e deve ser utilizado e o que pode ser deixado de lado. Apesar da facilidade de acesso à informação que a tecnologia nos permite, o professor continua sendo indispensável para que a tecnologia seja utilizada corretamente. O papel do professor é insubstituível! Lev Vygotsky há muito já afirmava que a aprendizagem é fundamental ao desenvolvimento dos processos internos na interação com outras pessoas. No que concorda, também, J.M.Moran quando diz que: “Educar é colaborar para que professores e alunos - nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e profissionais, como cidadãos realizados e produtivos”. Penso que O Papel da Tecnologia é ajudar a construir a escola que queremos.


“Uma sociedade onde caibam todos só será possível num mundo no qual caibam muitos mundos”. (H.Assmann)


Estou muito feliz em participar dessa comunidade, consciente que logo teremos que desocupar nosso cômodo lugar de estudantes virtuais e partir para ação no “Mundo Presencial”. O que levaremos conosco de real aprendizado saberemos no momento em que formos colocados à prova: nossa autonomia, criatividade, capacidade de estabelecer relações afetivas de modo profissional e muitos outros saberes, que ainda estão inconscientes dentro de nós, aparecerão. Penso que dificuldades aparecerão, contudo, o passo principal já foi dado: poder participar desse projeto. Saberemos com certeza vencer um a um cada obstáculo que aparece, pois sabemos que não estamos mais sozinhos. É gratificante constatar que as possibilidades estão todas aí, esperando por nossas ações. Por isso, é tão importante colocarmo-nos em movimento, buscar novos desafios.


“No momento em que alguma coisa é escrita, ela deixa de fazer parte da minha memória pessoal para se inserir na memória da comunidade à qual pertenço, e que conserva seus escritos.” Pierre Lévy